Diretor responde todos os furos de Vingadores: Ultimato

Peter

Diretor responde todos os furos de Vingadores: Ultimato

Mesmo com grande sucesso de público e de crítica, Vingadores: Ultimato acaba deixando uma ou outra pulga atrás da orelha do espectador e, em muitos deles, a gente imaginou que fossem furos de roteiro. Agora, um dos co-diretores do filme, Joe Russo, respondeu (ou tentou) uma a uma dessas dúvidas que ficaram no ar.
Ele concedeu uma entrevista a um site chinês, na última segunda-feira (29), e foi questionado sobre diversos mistérios que o filme acabou levantando. Confira as perguntas, as respostas e minha opinião sobre elas!

Atenção! O texto contém spoilers sobre Vingadores: Ultimato

Pergunta – “Peggy Carter provavelmente já era casada e tinha pouco mais de 40 anos em 1970, nesse caso em que ano foi que o Capitão América voltou a dançar com ela?”
Resposta – Não podemos responder por enquanto. Essa é uma história que aconteceu em uma realidade alternativa. Talvez isso seja revelado no futuro.

A pergunta, provavelmente, pegou Joe Russo de surpresa pois ele precisaria fazer alguns cálculos quanto às idades possíveis do Capitão América. É presumível que ele teria retornado logo após a queda do avião no ártico. Então ele assumiria uma outra identidade e até mesmo acompanhou o descongelamento do outro Capitão América. Assim faria mais sentido, visto que ele apareceu bastante envelhecido. Se ele tivesse voltado nos anos 1970, teriam se passado apenas 50 anos e Steve Rogers envelhece mais devagar, graças ao soro do super soldado.
“A ação do Capitão América no final afetou a linha do tempo? Isso significa que houve um tempo em que dois Capitães América existiram em um mesmo universo?”
Para mim, a ação do Capitão América no final não foi o fato de ele querer mudar alguma coisa, é mais como se ele tivesse feito uma escolha. Ele escolheu voltar ao passado e viveu com aquela que ele amava pelo resto de sua vida. A viagem no tempo neste filme criou uma realidade alternativa. Ele viveu uma vida completamente diferente naquele mundo. Nós não sabemos exatamente como sua vida acabou, mas eu gostaria de acreditar que ele ainda ajudou muitos outros quando eles eram necessários naquele mundo. Sim, havia dois Capitãoes nessa realidade, é como o que o Hulk disse, o que aconteceu no passado já aconteceu. Se você voltar ao passado, você simplesmente criou uma nova realidade. Os personagens deste filme criaram uma nova linha do tempo quando voltaram ao passado, mas não tiveram efeito no universo principal. O que aconteceu nos últimos 22 filmes ainda era canônico.

A resposta de Joe Russo nos leva a inferir que o Capitão América que envelheceu viveu em outra realidade diferente. Fica explícito nesse comentário o que já falamos sobre o “paradoxo do Capitão América”: se você retorna ao passado, você simplesmente cria uma nova realidade, assim como foi explicado pelo Hulk. Joe Russo confirmou que a viagem ao passado cria uma realidade alternativa, não é uma questão de opinião.
Sendo assim, segundo o diretor, o Capitão América retornou ao passado para devolver as Joias do Infinito e, em um dos saltos temporais, decidiu viver com Peggy Carter. Não sabemos em qual período da história mundial e nem ele mesmo soube responder na pergunta anterior. Ainda assim, abrem-se diversas outras perguntas: como ele voltou para o tempo atual sem passar pelo túnel quântico? Ele não apareceu onde estava sendo esperado, mas sim sentado em um banco próximo.
A quem pertencia o escudo que ele entregou para Sam Wilson? Seria do Capitão América da outra realidade? Quando ele decidiu voltar para a realidade canônica, ele simplesmente pegou o escudo do outro Capitão América? Como ele fez isso?
“O enredo de Ultimato é um universo paralelo ou um loop de tempo fechado?”
Não, não é um loop de tempo. Tanto Anciã, como Hulk estavam certos. Você não pode mudar o futuro simplesmente voltando ao passado. Mas é possível criar um futuro alternativo diferente. Não é efeito borboleta. Todas as decisões que você tomou no passado podem criar uma nova linha do tempo. Por exemplo, o velho Capitão no final do filme, ele viveu sua vida de casado em um universo diferente do principal. Ele teve que fazer outro salto de volta ao universo principal no final para dar o escudo para Sam.

Novamente o diretor ressalta que a Joia do Infinito não tem nada a ver com criar novas realidades e, sim, apenas a viagem no tempo. Também confirma minha opinião de que não existe efeito borboleta. Ou seja, quando viaja-se no tempo, isso acontece na sua linha temporal e não em outra criada. Aí, definitivamente, encontramos um furto de roteiro.
Se Joe Russo disse antes que o Capitão América viajou para o passado e criou uma nova realidade quando optou por viver com Peggy Carter, agora ele está afirmando que, após envelhecer, ele foi obrigado a fazer outro salto de volta ao universo principal. Isso simplesmente é impossível. Ele não teria como fazer isso sem o auxílio do túnel quântico que foi aberto pelo Hulk e, como vimos, ele não utilizou o aparato. Se usou, como foi parar naquele banco? Se não usou, como fez o salto entre realidades?
“Por que o Homem de Ferro teve que ser o único a fazer o estalo final, personagens como Thor, Senhor das Estrelas ou a Capitã Marvel não poderiam ter lidado com o poder das Joias do Infinito?”
Thor neste filme não conseguiu, apenas Hulk foi forte o suficiente para fazer o estalo sem morrer. Nós ainda não temos certeza se a Capitã Marvel também poderia suportar todo o poder das Joias do Infinito de uma só vez. A razão pela qual decidimos deixar o Homem de Ferro fazer isso no final foi porque ele era o mais próximo de Thanos naquele momento. Em todos os futuros previstos do Dr. Estranho, Homem de Ferro era o único que podia se aproximar de Thanos e fazer o estalo. As pessoas geralmente acham que a morte de um herói é uma tragédia horrível. Mas pensamos diferente. Sua morte foi capaz de trazer de volta a esperança, para salvar metade do universo, então sua morte foi poderosa e significativa. Não devemos nos sentir muito tristes ou zangados com isso.

“Nós ainda não temos certeza” de que a Capitã Marvel poderia suportar o estalo? Isso vai de encontro com falas de Kevin Feige, o presidente dos Marvel Studios, que já garantiu que ela é a personagem mais poderosa da franquia. Se ela aguentaria, não temos como saber… mas entre as opções (um humano, um deus, um humano com DNA celestial e uma humana carregada com o poder da Joia da Mente), definitivamente, o último a ser escolhido deveria ser o humano. A explicação deve ser algo mais simples: o ator está ficando muito caro… o que leva a história a outro patamar.
Thor é um asgardiano, um deus, tem eletricidade correndo na pele. Peter Quill é um semi-celestial e já aguentou a Joia do Poder – a mais forte de todas. A Capitã Marvel possui o poder de uma Joia do Infinito. Mas assim foi previsto pelo Dr. Estranho, não há discussão de que não podia ser diferente.
“Tanto em Guerra Infinita como em Ultimato, os heróis tentaram de tudo para tirar a Manopla de Thanos. Por que o Doutor Estranho não cortou a mão de Thanos com sua habilidade?”
A pele do Thanos é quase impenetrável, não sabemos se o Dr. Estranho tinha a capacidade de fazê-lo. Se ele não conseguisse cortá-lo a tempo, Thanos ainda seria capaz de fazer o estalo. Doutor Estranho percebeu esse problema durante seus milhões de testes.

Aqui podemos entender assim: Doutor Estranho previu o futuro, então já sabia se cortaria ou não. Eu acredito que cortaria. Ele já cortou o braço do Cull Obsidian. Thanos, nos quadrinhos, já teve o coração arrancado por Drax com um soco. O Homem de Ferro conseguiu arranhar o Thanos. Acredito que ‘Sling Ring’ funciona como uma espécie de portal que o Doutor Estranho abre, não tendo a habilidade de concussão. Não seria exatamente uma lâmina sendo forçada na pele da pessoa, mas sim o fechamento de um portal no espaço, dividindo entre dois ponto. Se Thanos sangra, ele não é impenetrável. Isso deveria funcionar, com certeza. Mesmo que não funcionasse, deveriam ter tentado. Se não foi utilizado, é porque Doutor Estranho já sabia que não funcionaria.
“Você consegue a alma sacrificada pela Joia da Alma de volta quando você a devolve?”
Não, o processo é irreversível. Mesmo que você tenha retornado ao local original, você não conseguirá recuperar a pessoa. Na verdade, não é realmente devolver a Joia, é mais como colocá-la de volta corretamente. A alma de tributo para a Joia da Alma será selada para sempre naquele lugar, portanto a Viúva Negra se foi para sempre.

Eu bato o pé quanto à minha opinião: Viúva Negra não se foi para sempre. Em maio do ano passado, por exemplo, os Irmãos Russo deram uma entrevista e garantiram – com todas as letras – que quem havia morrido no estalo, havia morrido de verdade. Bom, Ultimato já estreou e todos nós já pudemos conferir que isso era balela. Agora é tudo a mesma coisa: como a Viúva Negra morreu se tem um filme solo da heroína agendado para 2020? Ok… vai ser filme de origem? Alguém aí assistiria o filme de origem de um herói que já morreu? Pois é.
“Como o Capitão América reagiria quando encontrasse o Caveira Vermelha quando devolvesse a Joia da Alma?”
O Caveira Vermelha provavelmente colocaria a Joia da Alma de volta à sua localização e esperaria que o próximo infeliz apanhador de Joias fizesse sacrifícios. Capitão América e Caveira Vermelha provavelmente não lutarão. É porque é sua missão devolver a Joia ao seu lugar original. O Caveira Vermelha também não é mais o mesmo de o Primeiro Vingador. Ele é mais como um fantasma, você quase poderia dizer que ele é uma entidade completamente diferente agora. Ele só existe para guardar a Joia, seu passado consciente pode ou não existir mais.

Concordo com os posicionamentos do Joe Russo, mas fico com outra dúvida: em qual momento ele deixará de ser o guardião da Joia? Eu acreditaria que, quando alguém consegue a Joia da Alma, ele perde seu cargo automaticamente. Clint levou a Joia da Alma e ele deveria ter deixado de ter essa função imediatamente. Talvez até teria sido transportado novamente para a Terra. Talvez fossem por poucos segundos, considerando que o Capitão pode ter chegado logo após para devolver a Joia. Sendo assim… ele será o guardião da Joia da Alma pelo resto da eternidade? Isso é que é castigo!
“Em Guerra Infinita, Thanos usou a Joia do Tempo para reverter o tempo para que ele revivesse o Visão já morto. Isso não causou qualquer quebra de fluxo do tempo. Por que ninguém usou a Joia do Tempo para salvar a vida do Homem de Ferro em Ultimato?”
É porque, mesmo se você salvar o Homem de Ferro, isso ainda não mudará o fato de que Thanos acabará vencendo a guerra. Entre as 14 milhões de possibilidades que o Dr. Estranho viu, o sacrifício do Homem de Ferro é uma obrigação para o cenário de uma vitória.
ultimato
É importante ressaltar que Joe Russo, em momento algum, respondeu “não, isso é impossível!”. Nas entrelinhas, podemos perceber que é possível. Foi feito com Visão e poderia ser feito com Tony Stark. Não adianta vir com papo de encerramento de contrato do ator com a empresa. Isso não significa absolutamente nada na vida de um personagem. Um exemplo: quantos atores diferentes já interpretaram o 007 nos cinemas? Pois é.
Por agora, claro, Tony Stark está morto. Mas nada impede que ele retorne no futuro. Isso acontece o tempo todo nos quadrinhos. Se o sacrifício de Tony era uma obrigação para o cenário da vitória, ok, entendemos. Agora a vitória já está concretizada e algo poderia ser feito para reviver o personagem. Com Thanos já eliminado, utilizar a Joia do Tempo em seu corpo, por exemplo, assim como ele fez com a maçã.
“Como Thanos trouxe seu exército para o futuro?”
Há um cara chamado Fauce de Ébano em seu exército, ele é um grande mago. O próprio Thanos também é um gênio brilhante. Esses dois facilmente fizeram engenharia reversa e produziram em massa as partículas Pym.

Certo… Nebulosa entrega um frasco de partículas Pym para Thanos e eles conseguem recriar isso em grande quantidade. Ou seja, tem bastante partículas Pym e Nebulosa teria ido para o futuro utilizá-las no túnel quântico, abrindo caminho para a frota de naves. Isso explica, mas abre outras questões: como Nebulosa sabia que o túnel quântico precisava de abastecimento? Será que seria graças à memória compartilhada entre as duas Nebulosas? Porque o exército de Thanos não usou as partículas Pym nos inimigos encolhendo todos eles?
“E aquelas pessoas que viraram pó? O que esses cinco anos significaram para elas? Por que elas não envelheceram?”
Sim, aquelas pessoas que tiveram sorte em sobreviver ao estalo estão 5 anos mais velhas do que as pessoas que acabaram de voltar. A razão pela qual o Homem-Aranha viu seu amigo novamente no ensino médio no final foi simplesmente porque seus amigos infelizmente, também viraram pó como o Homem-Aranha. Claro, há pessoas na sua série que não morreram e provavelmente já estão em faculdades. Para essas pessoas empoeiradas, elas não tiveram consciência desses últimos 5 anos. Eles não sabiam o que aconteceu. É como se eles tivessem acabado de acordar de um longo sono. O único que estava ciente de quantos anos se passaram foi o Doutor Estranho, porque ele já viu isso quando estava no tempo meditando em Titã. A reunião de Parker com Ned foi um momento emocionante. Há também pessoas que de fato se mudaram, mas de repente se reuniram com as perdidas. Sim, é um mundo complicado agora.

Realmente o mundo é bastante complicado agora. Já parou pra pensar nos bebês que perderam os pais e, consequentemente, morreram por inanição? E os maridos que retornaram e encontraram suas esposas casadas com outros homens? O que dizer do dinheiro, investimentos, propriedades que foram perdidas? Imagina bem esse cenário onde cinco anos se passaram produzindo alimento para apenas metade da humanidade e, agora, a outra metade retorna! Como vai haver comida pra tanta gente? Será que o filme do Homem-Aranha vai abordar esse caos?
“E se o rato não pressionasse o botão para ligar a máquina quântica, isso não impediria que Ultimato acontecesse? Isso não é muita coincidência?”
Sim, o RATO SALVOU O UNIVERSO! Entre as muitas realidades, nesses 14 milhões de futuros possíveis que o Doutor Estranho prevê, o rato não pressionou o botão e assim os heróis falharam naqueles futuros.

É… dentro das 14 milhões de realidades que o Doutor Estranho previu, o rato só existia na vencedora. Que sorte!!!

VEJA MAIS Vingadores: Ultimato
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA