O legado de Vingadores: Ultimato um ano após sua estreia nos cinemas

Augusto Ikeda

O legado de Vingadores: Ultimato um ano após sua estreia nos cinemas

Vingadores: Ultimato completa um ano de sua estreia nos cinemas brasileiros neste sábado (25) e nem é preciso dizer que o filme mais importante do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) foi um sucesso imenso. Sabemos que a última aventura da equipe nos cinemas (até onde sabemos) esteve recheada de momentos importantes, audaciosos e impactantes que já deixaram suas marcas, sejam elas na própria franquia cinematográfica ou na própria indústria de filmes.

Abaixo, relembre tudo que aconteceu no decorrer de Vingadores: Ultimato e todos os impactos e o legado deixados pela grande aventura da equipe nos cinemas.

Um filme audacioso

Vingadores: Ultimato já começou um clima daqueles. Afinal, em Vingadores: Guerra Infinita, o público ficou em choque com seu final, já que Thanos conseguiu o que tanto queria: matar metade do universo. Por consequência, muitos heróis foram mortos (ou “apagados”, se preferir) pelo vilão, o que deixou os Vingadores ainda mais enfraquecidos. A equipe já estava fragmentada por conta dos Acordos de Sokovia, retratados em Capitão América: Guerra Civil.

Assim, os fãs já foram aos cinemas se perguntando como que os Vingadores conseguiriam reverter tamanho estrago. Sim, já sabíamos que os mortos seriam ressuscitados, mas como isso aconteceria? Essa pergunta ficou ainda mais evidente após os primeiros minutos do filme revelarem que Thanos destruiu as Joias do Infinito.

Foi aí que vimos o primeiro ato de audácia de Ultimato: introduzir no UCM o conceito da viagem no tempo, tão conhecido e utilizado em outros trabalhos. A jornada tinha seus perigos – lembre-se que os heróis tinham Partículas Pym suficientes apenas para uma viagem de ida e outra de volta – mas sabemos que tudo deu certo: os Vingadores conseguiram coletar as joias no passado, apesar de um preço que tiveram de pagar (já falaremos mais sobre isso).

Com a Manopla do Infinito construída por Tony Stark, os heróis colocaram as joias no objeto e o Hulk se ofereceu para reverter o estalo de Thanos, o que deu certo, para o alívio dos fãs.

Ainda assim, os Vingadores ainda tiveram de lidar com a ameaça de uma versão do passado de Thanos. Após uma batalha de proporções épicas, o vilão foi derrotado, mas também foi preciso pagar outro preço muito alto.

Mas também cheio de despedidas

Como sabemos, nem tudo foram flores no decorrer de Vingadores: Ultimato. Os fãs tiveram de testemunhar a morte de dois heróis importantes: a Viúva Negra e o Homem de Ferro, naquele que podemos considerar o segundo ato de audácia do longa, já que até então, a Marvel se restringia apenas a matar personagens secundários em seus filmes, como foi o caso do Mercúrio e Yondu.

A Viúva Negra se sacrificou em Vormir para que o Gavião Arqueiro conseguisse a Joia da Alma, em uma cena com carga emotiva enorme, já que os dois eram grandes amigos e um estava disposto a se sacrificar pelo outro. Já o Homem de Ferro, como estamos cansados de saber, usou as Joias do Infinito para matar Thanos e seu exército, e teve de pagar com a vida o preço de usar tamanho poder de uma única vez.

Foram duas perdas que até hoje, muitos fãs não superaram – choros no cinema se tornaram comuns nas sessões do filme – mas que foram necessárias para a vitória dos Vingadores em sua batalha mais difícil.

Não podemos nos esquecer também que Vingadores: Ultimato também marcou a partida do Capitão América, mas com requintes menos dramáticos: ele se aproveitou da tecnologia de viagem no tempo para voltar ao passado e viver ao lado da amada Peggy Carter os anos perdidos de sua vida. Ainda assim, muita gente se emocionou com a aparição de sua versão idosa, que repassou seu escudo para Sam Wilson/Falcão.

O fim de uma era e o início de outra

homem de ferro

Os fãs não tiveram de se despedir apenas de três dos seis integrantes originais. Afinal, Vingadores: Ultimato também decretou o final do Universo Cinematográfico Marvel. Ao menos da forma que nós o conhecíamos.

Basta apenas observarmos as atrações da Fase 4 do UCM: com a exceção de Viúva Negra, que foca o passado da heroína, os demais filmes terão elementos inéditos para os fãs.

Os Eternos irá introduzir a pouco conhecida raça de super-humanos na história e deve explorar um passado bem distante; Shang-Chi terá artes marciais como foco; Doutor Estranho 2 deve apresentar elementos de terror e Thor 4 marcará o início da jornada da Poderosa Thor na franquia.

E não se esqueça que pela primeira vez, teremos séries televisivas que terão suas ligações com os filmes, e algumas delas também irão explorar coisas inéditas, como é o caso de WandaVision (a Marvel promete algo bastante louco), Loki (deve abordar o Deus da Trapaça aprontando das suas em várias realidades) e Cavaleiro da Lua (lembre-se que o herói tem suas origens inspiradas no Egito Antigo), por exemplo.

No fundo, sabemos que a Marvel não irá mexer em sua fórmula de sucesso, mas como deu pra notar, os caminhos a serem seguidos daqui para frente serão um pouco diferentes.

Legado e impactos

vingadores: ultimato

Vingadores: Ultimato foi um sucesso tão grande na época do seu lançamento que deixou uma marca importante na indústria cinematográfica.

Além dos fiéis fãs de filmes de super-heróis (que devem ter encarado a maratona de 3 horas do longa diversas vezes), podemos dizer que até mesmo quem não é tão chegado assim no gênero pode ter ido conferir a aventura por curiosidade.

Como consequência, Vingadores: Ultimato conseguiu a façanha de bater Avatar e se tornar o filme com a maior bilheteria da história – apesar de ter enfrentado um pouco de dificuldade – com US$2.798 bilhões arrecadados no planeta inteiro, marca que será muito difícil de ser alcançada. A Marvel foi muito bem recompensada com a ambição que teve em mente para o longa.

No entanto, o filme também terá de carregar uma marca negativa nada honrosa: é o primeiro a ocupar o posto de maior bilheteria que não ganhou um único Oscar. Todos os demais levaram a estatueta mais cobiçada do cinema nas mais diversas categorias.

Mas para seus fiéis fãs, isso será algo de menos. O importante é que Vingadores: Ultimato foi um filme tão marcante que jamais sairá da cabeça de muita gente e ajudou a sacramentar a verdadeira era de ouro que longas do gênero de super-heróis vivem desde que o próprio UCM começou a ganhar terreno.

A aventura se tornará um marco e referência daqui para frente dentro do gênero e podemos apostar que os filmes de super-heróis ainda continuarão populares por vários anos.

Por fim, Vingadores: Ultimato é uma prova definitiva de que quando um universo compartilhado de filmes é minuciosamente planejado e executado, como é o seu caso, os frutos podem ser muito rentáveis e duradouros. Tanto que outros estúdios já começaram a gostar dessa ideia e estão lançado suas próprias franquias, apesar de nenhuma delas ainda ter alcançado o mesmo sucesso do UCM.

Não sabemos se a Marvel pensa em introduzir novamente os Vingadores em sua franquia de filmes. No entanto, mesmo que um eventual Vingadores 5 saia do papel, dificilmente terá o mesmo impacto causado por Vingadores: Ultimato, que estará para sempre na mente de seus fãs.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Vingadores: Ultimato
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA