Quantas realidades alternativas surgiram em Vingadores: Ultimato? Entenda

Augusto Ikeda

Quantas realidades alternativas surgiram em Vingadores: Ultimato? Entenda

Vingadores: Ultimato nos apresentou o conceito da viagem no tempo dentro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). E nem é preciso dizer o quanto que ela foi importante para a história do filme. Só que desde então, os fãs discutem como que essa interferência temporal pode ter criado realidades alternativas.

Confira abaixo uma teoria que mostra como que, no mínimo, duas realidades alternativas surgiram graças a essa viagem no tempo de Vingadores: Ultimato.

Por que várias outras realidades podem não existir

Antes de apresentarmos essas duas realidades citadas acima, é importante explicar por que nesta teoria que vamos apresentar, não podem existir outras linhas do tempo alternativas.

Por mais que muitos acreditem que cada uma das viagens no tempo criou uma realidade alternativa, não podemos nos esquecer de um detalhe.

Você se lembra que a Anciã disse a Bruce Banner que se uma Joia do Infinito fosse retirada dessa realidade, isso resultaria em uma linha do tempo alternativa. Mas Banner logo disse que nada disso aconteceria se a joia fosse devolvida no exato momento em que deixasse essa linha do tempo.

No final de Ultimato, vimos que o Capitão América se voluntariou para devolver as Joias do Infinito ao passado. E com certeza, recebeu a instrução de devolvê-las no exato momento em que foram retiradas para evitar tal acontecimento.

[irp posts=”78889″ name=”Esses 5 filmes podem bater Vingadores: Ultimato na bilheteria”]

Como Steve Rogers, aparentemente, foi bem sucedido na missão, então não teria motivo para imaginarmos que linhas do tempo alternativas acabaram surgindo. Afinal, as Joias do Infinito foram devolvidas e, na teoria, evitaram esse problema temporal citado pela Anciã.

Mas sim, no mínimo, as coisas se desenrolaram com mínimas diferenças. Por exemplo, em 2013, Jane Foster deve ter relatado ao Thor que foi atacada por Rocket e o herói não ficou sem o Mjolnir, que . E em 2014, Peter Quill deve ter acordado com uma dor de cabeça daquelas após ter sido nocauteado pelo Máquina de Combate em Morag.

Mas é bem possível imaginar que os demais eventos tenham se desenrolado da mesma maneira que vimos anteriormente, sem necessariamente se transformar em uma realidade distinta. 

Só que dependendo de como você interpreta a questão, sim, isso pode ser citado como uma realidade alternativa, mesmo que as diferenças sejam mínimas. 

Mas afinal, quais são essas duas linhas do tempo que realmente surgiram?

As duas linhas do tempo alternativas de Vingadores: Ultimato

Linha do tempo alternativa 1

Essa aqui é a realidade alternativa mais óbvia de todas e já foi praticamente confirmada.

Durante a viagem no tempo para a Batalha de Nova York, vimos que o Homem de Ferro e o Homem-Formiga não conseguiram recuperar o Tesseract por interferência do Hulk. A maleta com o objeto foi parar nas mãos de Loki, que o usou para fugir. Sem opções, Tony Stark e Steve Rogers tiveram de ir até 1970 para pegar a Joia do Espaço.

Nem é preciso dizer que mesmo que o Capitão América tenha retornado as joias, uma coisa diferente já aconteceu em relação à realidade principal: justamente essa fuga de Loki, que não aconteceu na versão original desta linha do tempo, ocasião em que foi levado para Asgard por Thor.

Desta forma, essa é a realidade alternativa 1 que surgiu por conta dessa interferência temporal. 

E a confirmação meio que veio com a confirmação de que a série de Loki no Disney+ irá, de fato, explorar o que aconteceu com o Deus da Trapaça após fugir. 

E com essa interferência, os eventos dessa realidade, por consequência, se desenrolaram de uma forma um pouco diferente: o que Loki fez com o Tesseract? Será que anos mais tarde, Thanos pegou a Joia do Espaço e a colocou na Manopla?

Linha do tempo alternativa 2

A outra linha do tempo alternativa que, com certeza, surgiu durante Vingadores: Ultimato foi resultado da decisão do Capitão América voltar ao passado para viver ao lado de Peggy Carter.

O simples fato de Steve ter ido viver com sua amada Peggy já é outro diferencial à linha do tempo original. Afinal de contas, originalmente, ele passou 70 anos congelado. E o simples fato de sua presença já deve ter mudado muita coisa.

Afinal, será que ele continuou atuando como Capitão América nesta realidade? Decidiu interromper a influência da Hydra na S.H.I.E.L.D.? E já idoso, alertou sua versão jovem, ao ser despertada do congelamento, sobre o que Thanos queria fazer?

[irp posts=”78907″ name=”Mortal Kombat 11 tem brutality inspirado em Vingadores: Guerra Infinita? Veja”]

Sim, Steve pode ter pensando em ficar na sua para evitar o mínimo de interferências. Mas se levarmos em conta que ele também é um cara que não consegue ficar quieto em situações como essas, é bem possível supor que ele tenha, sim, influenciado bastante o que aconteceu nesta realidade alternativa. Principalmente para evitar algo terrível como o estalo de Thanos.

Desta forma, podemos já supor que o Capitão América idoso, que apareceu no final de Vingadores: Ultimato, retornou para a linha do tempo principal para repassar seu escudo a Sam Wilson, ciente de que a realidade original ficaria sem a figura do herói, já que ele não estava mais por lá.

Sim, o que foi dito acima se trata apenas de uma teoria e essa é uma questão que está aberta a muitas interpretações e ainda será amplamente debatida pelos fãs. Mas quem sabe, a Marvel não pode nos tirar algumas dúvidas no futuro. Isso se ela também não está com a cabeça embaralhada por conta disso.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Vingadores: Ultimato
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA