A Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança, identificou um novo tipo de vírus que afeta celulares do sistema Android. A ameaça trata-se de um malware capaz de desviar dinheiro via Pix sem que o usuário perceba a transação.
A isca de instalação do vírus acontece de diferentes formas, por exemplo: falso anúncio de atualização de aplicativos (recebido via SMS ou WhatsApp) e download de extensão .APK fora da loja oficial da Google PlayStore.
O vírus já foi detectado mais de 1,5 mil vezes desde janeiro de 2023.
Vírus do Pix
Depois de instalar o programa malicioso (trojan bancário), o usuário realiza transações no app do banco, porém o vírus altera os dados do destinatário e o valor sem que a vítima perceba durante a revisão do pagamento.
A principal recomendação é que os usuários de Android não façam a instalação de programas fora da loja oficial do Android.
O consumidor deve ficar atento a outros canais em que possa ser abordado por um link falso e ainda suspeitar de notificações que peçam acesso à acessibilidade do dispositivo. Também é recomendado ter um sistema antivírus instalado no smartphone e mantê-lo sempre atualizado.
Por fim, esteja sempre atento antes de confirmar a transferência via Pix e monitore seus extratos bancários.
Seja o primeiro a comentar