Pra dominar uma arte ou habilidade, é preciso praticar 10 mil horas. Alguns jogadores ficam surpreendidos ao descobrir que eles já investiram mais de 100 num game MMO. A questão é: os instrutores de artes marciais com quem treinei aceitam amplamente a regra de 10 mil horas, mesmo que eles próprios não tenham monitorado seu progresso dessa forma. Mas eles têm um outro ditado: “Eu temo o homem que praticou um movimento de 10 mil vezes mais do que o homem que sabe 10 mil movimentos”. Será que a mesma regra se aplica a pessoas que são boas em games?
Desde que eu comecei a consumir artigos e vídeos sobre jogos, eu li comentários que questionavam a capacidade de jogar dos criadores de conteúdo de videogames. Normalmente, se há alguma discordância num artigo, isto é usado como uma tática de desprezo. Sem vídeo, não há nenhuma maneira real de provar a capacidade de um crítico. YouTubers enfrentam as mesmas críticas que os jornalistas, mas eles exibem suas habilidades nos seus vídeos – um método que pode ser enganoso, porque você pode simplesmente usar vídeos feitos por outros jogadores. E os YouTubers não precisam ser bons nos jogos, pois eles estão apenas tentando ser o mais divertidos quanto for possível. Exceto alguns YouTubers que formam equipes pra um jogo específico e trabalham duro pra vencer o outro time e fazer algum dinheiro. Esses caras são loucos.
Mas isso só levanta a questão: o que significa ser bom em videogame? Será que precisamos das 10 mil horas pra dominar um jogo, como seria pra dominar um chute de calcanhar ou um instrumento musical?
Eu não acho que os jornalistas ou os YouTubers jogam sequer 10 horas de cada jogo antes de criar o seu conteúdo. Eles são essencialmente cozinheiros. Um cozinheiro pode recriar um prato a cada novo dia de trabalho, livre pra adicionar os seus próprios ingredientes, uma vez que se sinta confortável, desde que esteja aberto a cometer novos erros no processo. No entanto, ele também domina as habilidades mais fundamentais, tais como picar legumes. Um jogador, por outro lado, pode jogar muitos jogos e pode morrer uma vez e outra antes de conseguir passar de fase, mas uma vez que completar o jogo e passar pro próximo, ele estará susceptível a dominar o controle mais rápido. Este é o nível de habilidade que os críticos geralmente têm. Eu suspeito que um jogador de Street Fighter nem sequer joga com outro personagem depois que encontra o seu favorito, e muito menos que ele jogue Tekken ou Final Fantasy casualmente. Isso afetaria sua capacidade de jogar outros jogos? Eu não faço ideia.
Eu não acho que seja necessário investir 10 mil horas pra se tornar proficiente num game específico. Ao mesmo tempo, eu não acho que haja uma definição preta e branca sobre ser bom em videogame. Nós todos temos nossos pontos fortes e fracos e, no fim das contas, a gente joga pra se divertir e não pra ser “bom”. O moleque que zerou Dark Soul 3 em menos de duas horas não é melhor do que você, que levou mais de duas horas só no chefão final.
Seja o primeiro a comentar