Não é novidade que Pokémon Go se tornou um fenômeno mundial. O aplicativo já está nos telefones celulares de milhões de pessoas ao redor do globo. Apesar disso, às vezes, fazemos coisas que não seriam viáveis, como, por exemplo, deixar de ler os termos de privacidade de um aplicativo para que tenha acesso o mais rápido possível para desfrutar-los.
Sabendo disso, muitas coisas que envolvem à privacidade de muitas pessoas acabam por passar despercebidas, e é isso que está trazendo polêmica ao jogo.
Como muitos sabem, a Niantic, junto à Nintendo e demais empresas, utiliza sua localização através do GPS para que seja fornecida algumas informações para que você obtenha os tão desejados ”monstrinhos”. E, além disso, é notável que você use a câmera de seu celular para que possa desvendar o local em que os pokémon se encontram.
Agora pode parecer apenas mais uma teoria de conspiração, mas o que vem a seguir é, no mínimo, questionável.
A Niantic foi fundada por John Hanke, o mesmo por trás do Google Earth, pelo qual é possível ver fotos de locais por meios de satélites do Google. Sabe-se que o governo pode usar algumas informações dadas por você para que se possa usar alguns aplicativos, e isso está incluso nos termos de privacidade. Agora você deve se questionar o porquê disso ter relação com o aplicativo.
Confira um trecho dos termos de privacidade do game da Niantic:
”We cooperate with government and law enforcement officials or private parties to enforce and comply with the law. We may disclose any information about you (or your authorized child) that is in our possession or control to government or law enforcement officials or private parties as we, in our sole discretion, believe necessary or appropriate […]”
“Nós cooperamos com agências do governo e companhias privadas a fim de aplicar e cumprir a lei. Podemos divulgar qualquer informação sobre você (ou seus filhos) que estiver em nosso poder para o governo, autoridades policiais ou empresas privadas como nós caso seja necessário ou apropriado […]”
Como é possível notar, o governo e a Niantic podem ter total acesso às suas informações – inclusive íntimas, quem sabe -. Ou seja, por meio da utilização das redes GPS e por meio da sua câmera, seria possível ver lugares onde nem os satélites do google conseguem entrar: dentro da sua casa. Vale lembrar que isso seria para evitar atividades ilegais ou encontrar foragidos.
Apesar disso parecer estranho, é uma questão que se deve analisar. Pois, se é possível espionar pessoas com alto poderio, como presidentes, por que não pessoas comuns, como nós?
Comente abaixo deixando sua opinião quanto a isso.
Seja o primeiro a comentar