Wagner Moura faz história ao ser indicado a Melhor Ator no Critics Choice Awards por “O Agente Secreto”

William Prado

Wagner Moura faz história ao ser indicado a Melhor Ator no Critics Choice Awards por “O Agente Secreto”
Wagner Moura em 'O Agente Secreto' (Divulgação)

Wagner Moura acaba de entrar para a história do Critics Choice Awards (CCA). O ator baiano se tornou o primeiro latino indicado na categoria de Melhor Ator — conquista inédita para o Brasil e para toda a América Latina. 

A indicação veio por sua elogiada performance em “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, que também garantiu uma nomeação como Melhor Filme em Língua Não Inglesa.

A cerimônia acontecerá no dia 14 de janeiro de 2026, marcando a primeira participação de Kleber na premiação. Esta é ainda a quarta vez que o Brasil aparece entre os indicados de filme internacional no CCA.

Filme cresce na temporada de premiações

A semana tem sido agitada para “O Agente Secreto”. Além do Critics Choice, o longa foi indicado ao Spirit Award e venceu duas categorias no New York Film Critics Circle Awards: Melhor Filme Internacional e Melhor Ator (Wagner Moura). Moura também recebeu o IndieWire Honors por sua atuação.

Esses reconhecimentos vêm impulsionando o impacto do filme mundo afora. Nos Estados Unidos, o lançamento segue um modelo de estreia gradual, acompanhando cada novo anúncio da temporada de premiações.

Los Angeles recebe o longa esta semana, seguida por São Francisco e Boston (12/12), e depois Chicago, Filadélfia, Atlanta, Seattle, Austin e outras regiões (19/12).

Na Europa, o filme já foi visto por mais de 40 mil espectadores em países como Alemanha e Portugal. A estreia está marcada para:

  • França — 17 de dezembro
  • Itália — 29 de janeiro
  • Reino Unido e Irlanda — 20 de fevereiro

Sucesso absoluto no Brasil

No Brasil, “O Agente Secreto” ultrapassou 925 mil ingressos, caminhando para se tornar apenas o segundo filme nacional de 2025 a atingir 1 milhão de espectadores. O longa já é a maior bilheteria da carreira de Kleber Mendonça Filho e da história da Vitrine Filmes.

Sua distribuição no país conta com patrocínio master da Petrobras, que celebra 30 anos de apoio ao cinema brasileiro.

Sobre o filme

Ambientado no Brasil de 1977, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna ao Recife após anos afastado — mas percebe que a cidade está longe de oferecer a paz que procura.

O elenco reúne mais de 40 nomes, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes, Udo Kier, Tânia Maria e muitos outros talentos nacionais e internacionais.

A produção é uma coprodução entre Brasil, França, Alemanha e Holanda, com distribuição brasileira pela Vitrine Filmes e internacional pela MK2 Films, Neon (EUA) e MUBI (Reino Unido e LATAM).

Kleber Mendonça Filho: trajetória de prestígio

O diretor pernambucano acumula quatro filmes listados no Top 10 do New York Times em seus respectivos lançamentos — “O Som ao Redor”, “Aquarius”, “Bacurau” e “Retratos Fantasmas”.

Seus trabalhos já renderam prêmios em Cannes, Veneza, Berlim e inúmeros festivais internacionais.

Força do cinema brasileiro no mundo

Com a onda de indicações e prêmios, “O Agente Secreto” consolida o excelente momento do cinema nacional no circuito internacional. Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho e toda a equipe celebram não só um reconhecimento artístico, mas um marco histórico para o Brasil no cenário mundial.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA