Wakanda: saiba tudo a respeito da nação governada pelo Pantera Negra

Augusto Ikeda

Wakanda: saiba tudo a respeito da nação governada pelo Pantera Negra

Um dos países fictícios mais conhecidos pelos fãs da cultura pop é Wakanda, nação governada pelo herói Pantera Negra nos quadrinhos da Marvel. O local, que fica no continente africano, já foi retratado em diversas HQ da Casa das Ideias e ganhou ainda mais notoriedade em tempos recentes por conta do filme solo do herói, que faz parte do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

Se você sempre quis conhecer melhor a nação governada pelo Pantera Negra, que tem de conciliar a vida de herói com a de governante, confira abaixo um resumo com sua história, localização e outros pontos.

Breve história de Wakanda

Milhares de anos antes dos acontecimentos dos quadrinhos da Marvel, o pedaço de terra que se tornaria Wakanda foi lar de um grupo de bestas místicas conhecidas como Originators. Não demorou muito para os primeiros humanos chegarem ao local e de início, a convivência com esses seres foi pacífica.

No entanto, após notarem que os humanos estavam abusando dos recursos do local, os Originators iniciaram um conflito.

Os humanos estavam perdendo, mas ganharam a ajuda de Orisha, o principal deus da cultura local, e assim, conseguiram expulsar os Originators.

[irp posts=”93902″ name=”Starfox: história e poderes do irmão de Thanos nas HQs da Marvel”]

Um dia, essa terra foi atingida por um meteorito, o que ajudou a criar um metal muito poderoso que mais tarde, ganhou o nome de vibranium. Seus habitantes, então, se aproveitaram do elemento para forjar armas poderosas.

No entanto, a radiação emitida pelo meteorito fez algumas pessoas se transformarem em demônios. Um homem chamado Bashenga pediu a ajuda do Deus Pantera para enfrentar as criaturas e suas preces foram atendidas: ele se tornou o primeiro Pantera Negra e sua linhagem se tornou a governante do local.

Essa radiação emitida pelo meteorito também afetou a flora e fauna de Wakanda, o que resultou no surgimento da Erva em Formato de Coração, que é consumida pelo Pantera Negra em vigência para ter seus poderes.

Pouco tempo mais tarde, a nação de Wakanda foi oficialmente criada por seus habitantes, que com o passar das eras, precisaram defendê-la dos mais diversos invasores, que na maioria esmagadora das vezes, queriam colocar suas mãos no vibranium.

Por conta disso, os governantes de Wakanda optaram por manter uma política isolacionista para a nação e mal tinha contato com as demais.

O primeiro rei que foi abordado em tempos mais modernos nos quadrinhos da Marvel foi T’Chaka, que foi morto pelo mercenário Ulysses Klaw. Em seu lugar, assumiu T’Challa, que se tornou o Pantera Negra mais famoso das histórias da Marvel.

Wakanda foi retratada em diversas histórias de destaque da Marvel, como a Invasão Secreta, em que se tornou alvo dos Skrulls; o famoso conflito entre os Vingadores e os X-Men, em que deixou os Vingadores usarem seu país como base; e se envolveu em um conflito com Namor e Atlântida.

Localização

A localização exata de Wakanda no UCM

As histórias da Marvel nunca foram muito claras com relação a localização de Wakanda no continente africano. No entanto, há um consenso entre os fãs de que o país fica localizado na região nordeste da África, em um local onde se localizam países como o Quênia e a Etiópia na vida real.

Em algumas ocasiões, Wakanda já foi retratada próxima do Oceano Atlântico e na região central da África.

Sua capital e maior cidade é Birnin Zana.

Política

O governo de Wakanda é baseado em uma sociedade pseudo-tribal. O Pantera Negra é o grande governante político e religioso do país. Esse título, apesar de ser hereditário, pode ser desafiado por qualquer cidadão de Wakanda, que precisa conquistá-lo ao derrotar o atual governante em uma luta.

Wakanda também conta com um conselho de anciões conhecido como Taifa Ngao, que ajuda o Pantera Negra a tomar as principais decisões dentro da nação.

Economia

O país usa o chamado dólar wakandano.

Sua maior fonte de riqueza é justamente o vibranium, o que transformou Wakanda em um dos países mais ricos, estáveis e tecnológicos do planeta. Uma única grama do metal chega a custar até US$10 mil e a maior reserva do país possui até 10 mil toneladas do material.

Wakanda também costuma comercializar urânio, carvão e diamantes.

[irp posts=”93585″ name=”Os super-heróis pretos mais famosos dos quadrinhos da Marvel e DC”]

Outros assuntos

A bandeira de Wakanda, que faz referência ao Pantera Negra

Wakanda valoriza bastante a educação, tanto que a nação conta com uma alta taxa de alfabetização dentro das histórias da Marvel. Muitos seguem o tradicional caminho da escola para a faculdades, mas também existem os cidadãos que preferem seguir profissões tradicionais como as de agricultor ou minerador.

Por conta dessa educação de primeira, os cidadãos de Wakanda sabem falar inglês e outras línguas originárias da Europa, além, claro, de suas línguas nativas, como o Wakandano, Yoruba e Hausa.

Wakanda também conta com um poderoso exército, cortesia de seu poderio econômico. O rei ainda é protegido por suas guarda-costas, as Dora Milaje, um grupo exclusivo de mulheres que são guerreiras altamente treinadas.

A nação também conta com um sistema de saúde universal bancado apenas com seus impostos e pode ser usado por qualquer cidadão. Desde o nascimento, todo habitante ganha uma miçanga conhecida como Kimoyo, usada para monitorar seus sinais vitais.

Apesar de ser uma nação pequena, Wakanda conta com 18 tribos distintas.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Atemporal Pantera Negra Wakanda
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA