Se você não gostou do ritmo lento dos três primeiros episódios de WandaVision, já podemos te adiantar que o quarto, liberado no Disney+ nesta sexta-feira (29), é bem diferente dos anteriores e ao invés de dúvidas, traz respostas sobre o que aconteceu na série até agora.
O novo capítulo tem mais uma “cara de Universo Cinematográfico Marvel” e além de explicar muitas coisas que aconteceram na série até o momento, também nos apresentou novos personagens para a trama e focou a figura de Monica Rambeau, bem como a S.W.O.R.D. (ou E.S.P.A.D.A., se preferir).
E afinal de contas, o que foi que aconteceu no capítulo? Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre ele.
Atenção: spoilers a seguir
WandaVision: os principais acontecimentos do 4º episódio
Resumo do capítulo
O quarto episódio de WandaVision é totalmente diferente dos três primeiros, pois como dissemos na introdução, ele foca mais a figura de Monica Rambeau e a organização S.W.O.R.D. Por conta disso, ele nos explica quase todos os mistérios dos três primeiros episódios.
Elizabeth Olsen, de fato, acertou aos nos prometer que o capítulo teria uma mudança de perspectiva.
O capítulo começa com Monica ressuscitada pelo estalo do Hulk em Vingadores: Ultimato. Ela estava em um hospital e começa a procurar desesperadamente sua mãe, Maria Rambeau, a amiga da Capitã Marvel.
No meio do caos, já que as outras vítimas do estalo de Thanos surgiram, Monica encontra a médica de sua mãe, que revela para ela que Maria morreu por conta de um câncer nos cinco anos de intervalo entre um estalo e o outro.
Depois, o episódio dá um pulo de três semanas e nos leva para o QG da S.W.O.R.D., onde Monica trabalha como agente (a organização foi fundada por Maria). Ela recebe a missão de investigar o que está acontecendo na cidade de Westview.
Chegando ao local, ele se encontra com o agente Jimmy Woo e descobre que outros residentes da cidade (que segundo um policial, se chama mesmo Eastview) estão desaparecidos.
Monica envia um helicóptero drone para o local mas ele desaparece (e se trata daquele que vimos no segundo episódio, apenas um pouco diferente). Em seguida, ela nota a presença de um campo de energia ao redor da cidade e é sugada para dentro dele.
24 horas depois, a S.W.O.R.D. cerca a cidade de Westview para entender o que está acontecendo.
É nesse momento que a personagem Darcy Lewis estreia na série. É ela quem descobre que os acontecimentos no interior de Westview se tratam de uma sitcom para televisão. E também descobrimos que era ela aquela pessoa que assistiu ao primeiro episódio da série.
No decorrer do episódio, WandaVision revela que foi Jimmy Woo quem tentou falar pelo rádio com Wanda e que aquele misterioso apicultor era, de fato, um agente da S.W.O.R.D. que conseguiu entrar na cidade.
Na parte final, vimos novamente o momento em que Wanda expulsa Monica de Westview, que chega a chamá-la de “invasora”. A personagem de Teyonah Parris logo diz que tudo é fruto de uma manipulação da protagonista.
Nos momentos finais, ao avistar Visão, Wanda vê o que seria o cadáver ele, mas logo o faz voltar ao normal.
O capítulo termina com os dois assistindo televisão com os gêmeos no colo. A tela volta ao aspecto 4:3, um indício de que o próximo episódio deve voltar a explorar a vida em casal deles.
Desdobramentos
Como você percebeu, o quarto capítulo de WandaVision não deixou mais dúvidas em nossas cabeças, mas sim respondeu a quase todos os mistérios presentes nos três primeiros episódios.
O mais importante deles é que sim, já podemos dizer que é Wanda que está manipulando o que está acontecendo em Westview e transformou tudo em uma sitcom para televisão.
Inclusive, descobrimos que os demais moradores da cidade, como o Senhor e Senhora Hart, Norm e Herb têm outros nomes e se transformaram em “personagens” dessa sitcom.
Só ainda não sabemos se ela está fazendo isso por que quer ou se há mais alguém que está manipulando a heroína.
Além disso, também descobrimos que Monica Rambeau foi sugada para dentro da realidade manipulada de Westview e, provavelmente, decidiu se mesclar com os demais moradores para entender o que estava acontecendo. Só que para seu azar, o disfarce foi logo descoberto por Wanda.
Outro detalhe que não pode passar despercebido é que o episódio revelou quem era aquele “apicultor” do segundo episódio: ele se trata de um agente da S.W.O.R.D. chamado Franklin, que ao entrar na barreira criada por Wanda, viu sua roupa especial se transformar nesse traje usado por criadores de abelhas.
Só ficamos sem saber o que aconteceu com ele após Wanda ter o avistado: será que ele foi morto pela protagonista? Foi expulso de Westview como Monica? Infelizmente, a resposta não veio.
Apesar de todas essas respostas, o capítulo ainda deixou um pequeno mistério no ar: quem é Agnes?
Sim, a vizinha curiosa de Wanda e Visão nem deu as caras no capítulo, mas uma cena reforçou todo o mistério em volta dela.
Na cena em que a S.W.O.R.D. revelou as identidades reais dos moradores de Westview, é possível notar que Agnes foi colocada no mural, mas não havia nenhum documento a respeito dela. Seu nome sequer foi mencionado pelos agentes da organização.
Isso mostra que ela se trata, de fato, de uma personagem pra lá de misteriosa. Afinal, uma agência de inteligência não conseguiu descobrir quem ela era de verdade.
É um ponto que reforça ainda mais que ela pode se tratar mesmo de Agatha Harkness e pode estar ajudando Wanda com essa manipulação.
Esses foram os principais desdobramentos do quarto capítulo de WandaVision, que deixaram as coisas um pouco mais claras para nós. Agora, é aguardar e descobrir quais serão os próximos passos da história pra lá de maluca.
Para ficar por dentro de tudo que acontece em WandaVision e no Universo Cinematográfico Marvel (UCM), se inscreva no canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.
Seja o primeiro a comentar