Sabemos que filmes e séries protagonizadas por super-heróis dos quadrinhos costumam ter a presença de easter eggs e referências. É claro que não foi diferente em WandaVision, primeira série do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), que chegou ao fim nesta sexta-feira (5).
O 9º episódio de WandaVision é recheado de referências ao Universo Cinematográfico da Marvel (e também outros produtos da cultura pop).
O último episódio da série foi marcado por grandes confrontos e cenas de ação pelas ruas de WestView. O capítulo também deixou os fãs repletos de perguntas sobre o futuro dos heróis do vasto universo da Marvel.
Confira alguns dos inúmeros easter eggs do episódio final de WandaVision
O Darkhold
Os fãs já imaginavam e Agatha Harkness deu nome aos bois: o livro visto no porão da bruxa no episódio 7 é o infame Darkhold, o Livro dos Condenados.
Além de confirmar que o livro é mesmo o Darkhold, Agatha revela que, nele, há um capítulo inteiro sobre a Feiticeira Escarlate. Em uma das cenas pós-créditos do show, é mostrado que Wanda se apossou do livro e está estudando-o.
[irp posts=”104003″ name=”Darkhold: história e poderes do Livro dos Condenados da Marvel”]
As vozes de Billy e Tommy
Na mesma cena pós-créditos supracitada, enquanto uma espécie de projeção astral de Wanda lê o Darkhold, ela ouve as vozes de seus filhos, Billy e Tommy, pedindo por socorro.
Os gritos despertaram dúvidas na feiticeira, visto que eles haviam, supostamente, desaparecido junto com o Hex que ela mesma extinguiu.
Vale lembra que, nos quadrinhos, os filhos de Wanda foram criados com fragmentos da alma de Mephisto, a representação do Diabo no universo Marvel. Será que os gritos indicam uma outra realidade alternativa em que os garotos tenham ido parar?
[irp posts=”102044″ name=”Wiccano e Célere: quem são os filhos da Feiticeira Escarlate nos quadrinhos”]
Doutor Estranho?
Como dito acima, a cena pós-créditos mostra que Wanda já aprendeu algumas coisas com a leitura do Darkhold. Uma delas é o feitiço de projeção astral que ela usa para estudar o Livro dos Pecados, enquanto uma cópia de si mesma vive normalmente em uma casa distante da civilização.
O tal feitiço permite que ela realize duas ou mais tarefas simultaneamente e é exatamente o mesmo poder que o Doutor Estranho usou em seu primeiro filme solo.
A Joia da Mente
Uma das grandes dúvidas de WandaVision era como a Feiticeira Escarlate havia conseguido criar um novo Visão. Nos minutos finais do episódio, ela mesma esclarece enquanto se despede de seu amado: ela utilizou o pedacinho da Joia da Mente que reside dentro dela.
Faz todo o sentido, visto que foi justamente a Joia da Mente quem expandiu os poderes de Wanda, quando ela teve contato com o artefato em experimentos conduzidos pela Hydra.
Flashbacks do Visão
No momento em que há o embate entre os dois Visões, o Visão Branco permite que seu oponente “mexa em seu circuito”. Memórias do Visão original são inseridas em sua mente, trazendo flashbacks com cenas reais de filmes anteriores como Vingadores: Era de Ultron, Capitão América: Guerra Civil e até mesmo de suas duas mortes em Vingadores: Guerra Infinita.
Campo de força
Em uma cena, Wanda emana um campo de força sobre sua família para protegê-los de ataques. Este é um dos poderes mais famosos e clássicos da heroína nos quadrinhos.
Skrull e Invasão Secreta
Na primeira cena pós-créditos, a capitã Monica Rambeau é abordada por uma alienígena da raça Skrull, que traz um recado de um “amigo de longa data de sua mãe”, Maria Rambeau. Trata-se, sem dúvidas, de ninguém menos que Nick Fury.
A cena faz uma ponte direta à série Invasão Secreta, já em desenvolvimento também para o Disney+ e, possivelmente, para o próximo filme da Capitã Marvel.
O Mágico de Oz
Quando Agatha Harkness é atingida por um carro voador e apenas suas botas são vistas por Wanda, trata-se de um claro aceno a uma das cenas mais clássicas da história do cinema: a morte da Bruxa Má do Leste, em O Mágico de Oz.
Outros
Outros easter eggs que valem um rápida menção no último episódio de WandaVision são:
- Agatha menciona que os poderes da Feiticeira Escarlate são maiores que o do Mago Supremo, referenciando aos eventos de Doutor Estranho;
- Implícitas referências a Chthon, Deus Ancião que detinha a Magia do Caos;
- Monica Rambeau descobrindo seus poderes, que são exatamente iguais aos dos quadrinhos;
- O tão aguardado traje original da Feiticeira Escarlate, parecidíssimo com o usado pela personagem nas histórias da Marvel.
Chamada de elenco para Invasão Secreta dá dicas sobre dois novos personagens
Seja o primeiro a comentar