A série What If…? presenteou a Capitã Carter no primeiro episódio com uma nova arma que já é conhecida dos fãs da Marvel Comics – mas acabou arruinando sua história de origem.
Logo na estreia da animação, mais pra perto do final, Peggy Carter aparece com a conhecida Espada do Poder – além da versão britânica do icônico escudo do Capitão América que ela ganha de Howard Stark – durante a batalha contra o monstro cheio de tentáculos que a gente acha que seja o Shuma-Gorath.
[irp posts=”112489″ name=”Era ou não era? Shuma-Gorath realmente estreou em What If…?”]
No entanto, considerando toda a premissa do show e os conceitos pré-estabelecidos que What If…? apresenta, a espada merecia uma apresentação melhor e que acabou sendo totalmente desperdiçada.
A origem da Espada do Poder
Nos quadrinhos, a espada está ligada ao Capitão Britânia, mas não foi considerada a sua principal arma de combate, quando na realidade poderia muito bem ter sido. Apesar de não ter usado esse título, a Capitã Carter é uma espécie de versão desse super-herói.
A estreia do personagem nas páginas de quadrinhos aconteceu em 1976, quando Brian Braddock foi largado em um estado crítico após um acidente de carro. Antes que viesse a óbito, ele caiu em estado “de sonho” onde encontrou com o feiticeiro mítico Merlin e a sua filha Roma.
Ambos conseguiram dar a Brian uma segunda chance de vida, desde que ele se tornasse o herói da Grã-Bretanha – sendo instruído a escolher entre dois objetos: o Amuleto de Direito, que é símbolo de vida, e a Espada do Poder (que carrega um encantamento muito mais forte e duradouro), que significa violência pura.
Merlin e Roma ficaram extremamente satisfeitos quando ele optou pelo Amuleto, se tornando o Capitão Britânia com os poderes deste artefato e determinando seu destino para sempre.
Mesmo assim, a Espada deu seu jeitinho de continuar na história. No Multiverso, por exemplo, existem versões do Capitão Britânia que optaram pela arma ao invés do amuleto.
Posteriormente, o sucessor de Brian, Kelsey Leigh (Capitão Britânia que surgiu nos anos 2000), também escolheu a mesma arma letal para levar consigo. Em outra situação mais recente, Brian já foi visto portando os dois artefatos.
[irp posts=”112568″ name=”What If…?: quem dublou Steve Rogers e por que não foi Chris Evans?”]
A Espada da Capitã Carter é poderosa em What If…?
Veja bem, ela é semelhante à versão original dos quadrinhos, então a espada continua a ser um recurso de batalha bem valioso dentro do UCM.
Peggy foi capaz de desmembrar os tentáculos enormes do suposto Shuma-Gorath, bem como perfurar o chão de pedra, com uma grande facilidade.
Pode até não ser no mesmo nível da Lâmina do Ébano ou do Mjolnir, mas é inquestionável que a Espada do Poder se tornou uma ferramenta poderosa para combates.
É bem possível que a impressionante habilidade de corte deve ter vindo de um encantamento mágico – assim como sua contraparte nos quadrinhos.
[irp posts=”112505″ name=”E se a Capitã Carter fosse a primeira Vingadora? Análise da estreia de What If…?”]
What If…? desrespeita a Espada do Poder
A Capitã Carter encontrou a espada medieval no meio de uma luta contra o monstro de tentáculos, em um castelo na Alemanha, jogada num canto qualquer. Ela manteve a espada consigo onde quer que ela estivesse até ser redescoberta na era moderna por Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Rener).
Apesar de o nome não ter sido mencionado diretamente pelos personagens em momento algum, a arma é – claramente – a Espada do Poder, do Capitão Britânia.
Achar a arma DO NADA, sem aprofundar tampouco conectar sua história com profundidade, sem explicar do que se trata ou, pelo menos, de onde veio… soa desrespeitoso e desleixado.
Presumivelmente, a espada foi esquecida ali por algum proprietário anterior desconhecido. Que sorte da Capitã Carter! Entretanto, resta a esperança de que algum episódio futuro retifique o erro: seria o destino e não apenas mera coincidência?
[irp posts=”111980″ name=”Episódio inteiro de What If…? foi pro lixo por ser ‘igual’ a Guardiões da Galáxia Vol. 3″]
Sobre What If…?
Um dos projetos mais interessantes apresentados pela Marvel para a Fase 4 é a série animada denominada What If…?, ou E Se…?.
Houveram pequenas séries parecidas nos quadrinhos, que lidavam com possibilidades que nunca existiram no cânone, mas poderiam ter acontecido. Tudo era observado por Uatu, o Vigia, que fará o papel do narrador por aqui.
A série promete mostrar diversas possibilidades que acabaram não acontecendo no Universo Cinematográfico Marvel, mas poderemos matar a curiosidade.
As histórias alternativas contarão com as vozes dos atores originais do Universo Cinematográfico Marvel no que promete ser uma grande celebração dos primeiros 23 filmes da franquia, que formam a Saga do Infinito.
O elenco de vozes terá Jeffrey Wright como o Vigia, com o retorno de Hayley Atwell como Peggy Carter, Chadwick Boseman como Pantera Negra, Josh Brolin como Thanos, Dominic Cooper como Howard Stark, Michael Douglas como Hank Pym, Karen Gillan como Nebulosa, Jeff Goldblum como o Grão-Mestre, Chris Hemsworth como Thor, Tom Hiddleston como Loki, Samuel L. Jackson como Nick Fury, Michael B. Jordan como Killmonger, Natalie Portman como Jane Foster, Jeremy Renner como Gavião Arqueiro, Michael Rooker como Yondu, Paul Rudd como Homem-Formiga, Mark Ruffalo como o Hulk, Sebastian Stan como o Soldado Invernal e muitos outros.
Estreia de What If…? no Disney+: 11 de agosto de 2021.
[irp posts=”93216″ name=”Fracasso do filme de Howard, o Pato resultou no surgimento da Pixar; entenda”]
Seja o primeiro a comentar