Por Felipe Mennucci
Na atual série regular do Wolverine – Wolverine (2024) -, o mutante canadense viajou para a sua antiga casa, a Mansão Howlett, após receber uma carta de sua mãe, Elizabeth Howlett, implorando pela ajuda dele.
O problema, porém, é que a mãe de Logan está morta há mais de um século, tendo tirado a própria vida após descobrir que seu filho era um mutante.
Ao final, Logan encontrou sua mãe viva e com a mesma aparência de décadas atrás. Mas ela estava como refém do velho arqui-inimigo do herói, o Dentes-de-Sabre, que havia sido morto pelo próprio Logan em Wolverine #50 (2020).
Wolverine abalado
A edição mais recente da série, a 11º, começa com os dois mutantes travando uma batalha brutal dentro da Mansão Howlett.
É visível que Wolverine está emocionalmente afetado pelos últimos acontecimentos (o retorno de sua mãe e a volta do Dentes-de-Sabre). Assim, no início, ele não luta da maneira com a qual estamos acostumados.
O herói pede para Elizabeth fugir, mas ela fica para ajudar o filho, e acaba cravando a ponta de um velho atiçador de lareira nas costas de Victor Creed. Elizabeth em seguida corre, e entra no quarto onde anos atrás ela havia se matado.
Lá dentro, Creed provoca Elizabeth e Logan, lembrando que foi naquele mesmo lugar onde John Howlett foi assassinado, e onde Thomas Logan morreu pelas mãos de um jovem Wolverine.
O mutante canadense então acaba atacando Dentes-de-Sabre, e os dois caem pela janela até os jardins da mansão.
Enquanto Logan aterrissa sem grandes ferimentos (já que seus ossos são revestidos de adamantium), Creed fica com o pescoço quebrado, mas ainda assim longe de estar derrotado.
Wolverine aproveita o momento para punir Creed violentamente, mas acaba se detendo quando Elizabeth implora que ele pare.
Logan se levanta, sua fúria parcialmente contida por conta das lembranças e do cheiro de Elizabeth, mas Creed também se ergue e novamente provoca seu inimigo.
O último duelo
Elizabeth fica horrorizada com a cena, e um Logan coberto de sangue pede desculpas por ser um “monstro”. Porém, Elizabeth diz que ele não é nada disso, e pede desculpas por não o ter tratado como um filho.
Um exausto Logan desaba nos braços da mãe, e pergunta porque ela o deixou sozinho durante todos esses anos. Elizabeth pede desculpas, e diz que ela não irá abandoná-lo novamente.
A história termina com a revelação de que a mãe de Wolverine é na verdade o Mestre Mental disfarçado. Trata-se de um vilão capaz de criar ilusões telepáticas extremamente realistas, e que é lembrado principalmente por ter enganado Jean Grey durante a saga da Fênix Negra.
Essa revelação deixa várias perguntas no ar (incluindo se Logan realmente enfrentou o Dentes-de-Sabre), e deixa implícito que o Mestre Mental está trabalhando com uma terceira parte ainda desconhecida.
Wolverine (2024) #11 tem roteiros de Saladin Ahmed e desenhos de Martín Cóccolo, e foi publicada nos EUA em julho de 2025.
Seja o primeiro a comentar