Xbox: Novo modelo do console trás melhorias significativas

Gabriel Leyvison

Xbox: Novo modelo do console trás melhorias significativas

A Microsoft lançou nesta terça-feira (15) os novos modelos do Xbox Series X, que chegam com diversas mudanças internas.

Entre as principais novidades, estão um chip menor e um sistema de resfriamento redesenhado. Os consoles agora contam com uma placa-mãe totalmente revisada e outras melhorias que devem tornar a produção mais barata e o consumo de energia mais eficiente.

 

O Xbox Series X sem drive de disco, que agora está disponível na cor branca, tem um novo design por dentro e por fora.

Além da ausência do leitor de discos, o console agora vem com um processador de 6nm, uma evolução em relação ao modelo anterior, que usava um chip de 7nm.

Essa mudança contribui para uma redução no consumo de energia em momentos de inatividade.

The new Xbox Series X 6nm chip.

Imagem: Austin Evans (YouTube)

De acordo com o YouTuber Austin Evans, que desmontou o novo modelo em um vídeo, o chip menor permite que o console consuma cerca de 10 watts a menos do que o modelo original, quando em repouso.

O novo sistema de resfriamento também substitui a câmara de vapor por uma solução mais tradicional, baseada em um tubo de calor de cobre.

Evans destacou que, apesar das mudanças internas, “a temperatura de exaustão e o ruído do console permaneceram os mesmos”.

Mesmo com a diferença no design e nos componentes, o desempenho do resfriamento continua equivalente ao do modelo anterior.

Outra mudança significativa é a placa-mãe redesenhada, que passou por uma simplificação, com componentes reduzidos ou reposicionados.

No modelo digital do Xbox Series X, há um espaço vazio onde ficaria o leitor de discos, o que impossibilita a instalação de um drive no futuro, já que isso exigiria soldar novos conectores.

Em termos de consumo energético, o modelo original consome cerca de 61 watts em modo de espera, enquanto o novo Xbox Series X de 2TB consome 51 watts e o modelo digital, apenas 38 watts.

Durante jogos, o console sem drive utiliza 156 watts, comparado aos 167 watts da versão original, e o modelo de 2TB reduz o uso para 151 watts.

Embora a economia de energia possa parecer pequena, ela pode ter um impacto significativo no Xbox Cloud Gaming, serviço que usa hardware semelhante ao Xbox Series X em seus data centers.

A expectativa é que esses novos chips menores ajudem a melhorar a eficiência energética nos servidores da Microsoft.

O novo Xbox Series X branco sem leitor de discos já está à venda por US$ 449,99. Já a edição especial de 2TB está disponível por US$ 599,99.

Essas atualizações mostram que a Microsoft continua buscando maneiras de tornar a produção de seus consoles mais acessível, ao mesmo tempo em que melhora a eficiência do consumo de energia.

Fonte: The Verge

VEJA MAIS Microsoft Xbox XCloud
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA