Recentemente, o insider espanhol eXtas1s divulgou informações que indicam que a Xbox interrompeu temporariamente o porte de seus jogos first-party para outras plataformas.
Essa decisão é resultado da recepção negativa em relação ao anúncio do jogo Indiana Jones e o Grande Círculo para o PS5, anteriormente confirmado como um exclusivo para Xbox.
Em um vídeo, o insider, que possui fontes internas na Microsoft, afirmou que a diretoria da divisão de jogos percebeu a insatisfação da comunidade após o anúncio.
Segundo eXtas1s, “a Xbox pausou/desacelerou” o porte desses jogos, mas espera retomar o processo quando a reação negativa se dissipar, o que pode acontecer no início de 2025.
“Se a comunidade do Xbox continuar a receber mal as notícias de lançamentos em outras plataformas, a diretoria poderá interromper o programa novamente,” alertou o insider. Essa pausa é vista como uma resposta direta ao feedback dos jogadores.
Ainda segundo eXtas1s, as franquias Halo e Gears of War permanecem como “linhas vermelhas” dentro da Xbox. Isso significa que esses títulos não devem ser portados para outras plataformas, dado seu forte vínculo com o ecossistema Xbox.
Além disso, rumores sugerem que o título Starfield não será lançado no PlayStation, uma vez que é considerado uma “propriedade intelectual intocável e de alto valor”.
É importante lembrar que eXtas1s é conhecido por seus vazamentos relacionados ao Game Pass, sendo o primeiro a confirmar o lançamento de Call of Duty: Modern Warfare 3 no serviço, o que lhe confere certa credibilidade.
O movimento de porte de jogos first-party do Xbox para outras plataformas começou em fevereiro deste ano, quando Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, anunciou o lançamento de títulos como Sea of Thieves, Hi-Fi Rush, Grounded e Pentiment para o PlayStation e Switch.
Spencer descreveu essa estratégia como parte de uma “nova era” para a Xbox, visando expandir jogos com grandes comunidades para um público mais amplo.
Fonte: eXtas1s
Seja o primeiro a comentar