Xbox pode deixar de ter exclusivo permanentes, afirma insider

Gabriel Leyvison

Xbox pode deixar de ter exclusivo permanentes, afirma insider

Em 2024, a Xbox está mudando sua estratégia de exclusividades de console. De acordo com um insider confiável, a Microsoft estaria abandonando as exclusividades permanentes para suas plataformas, expandindo sua presença para os concorrentes PlayStation e Nintendo.

Essa mudança significativa na abordagem da empresa foi divulgada após o anúncio de que vários títulos de estúdios internos, que antes eram exclusivos do Xbox, serão lançados também em consoles rivais ao longo do tempo.

No início de 2024, a Microsoft causou surpresa ao confirmar que jogos como Pentiment, Sea of Thieves, Grounded e Hi-Fi Rush chegariam às plataformas PlayStation e Nintendo.

Essa decisão estratégica, que muitos consideram um grande choque para os fãs da marca, foi impulsionada por uma pressão interna da empresa para recuperar o investimento de US$ 68,7 bilhões na aquisição da Activision Blizzard.

A estratégia não parou por aí. Ao longo de 2024, outros títulos do Xbox, como Doom: The Dark Ages e Indiana Jones and The Great Circle, também foram anunciados para o PlayStation 5.

Essa tendência de lançar jogos multiplataforma parece ter sido um movimento cada vez mais forte dentro da companhia.

No Game Awards 2024, outro título que causou impacto foi The Outer Worlds 2, da Obsidian, que será lançado no PS5 no mesmo dia de seu lançamento para o Xbox, reforçando ainda mais as especulações sobre o fim das exclusividades permanentes de console.

O insider Jez Corden, conhecido por suas fontes dentro da Microsoft, compartilhou no Twitter que a era das exclusividades permanentes de Xbox “acabou” e que jogos como Senua’s Saga: Hellblade 2, Avowed e South of Midnight também estarão disponíveis em plataformas como o PS5 em algum momento no futuro.

Corden também indicou que a Microsoft ainda não anunciou oficialmente os próximos jogos para o PS5 porque não quer forçar seus estúdios a se adaptarem ao desenvolvimento simultâneo para várias plataformas se isso não estiver pronto.

Isso significa que todos os estúdios internos do Xbox estão trabalhando para lançar versões de seus jogos para PlayStation 5 (e possivelmente também para o Nintendo Switch 2) no futuro. Ele ainda acrescentou que isso poderá resultar no lançamento simultâneo de jogos do Xbox para o PS5, Series X/S e PC.

Essa mudança nas políticas de exclusividade do Xbox sugere que grandes franquias da marca, como Halo, Gears of War e Forza, podem ser lançadas também em consoles concorrentes em breve.

Além disso, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, comentou que a empresa não tem “linhas vermelhas” quando se trata de títulos do Xbox indo para o PlayStation, e não descartou o lançamento de um novo Halo para o PS5.

A Microsoft agora terá que lidar cuidadosamente com a comunicação sobre o futuro das exclusividades do Xbox, enquanto seus jogos se tornam cada vez mais acessíveis para uma base de fãs mais ampla.

Fonte: Game Rant

VEJA MAIS Xbox
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA