Quando Yoda estava prestes a completar 900 anos, ele revelou a Obi-Wan Kenobi e Luke Skywalker que havia treinado Jedi “por 800 anos”.
Na série animada da Disney+, Aventuras dos Jovens Jedi, vemos Yoda desempenhando exatamente esse papel, dois séculos antes de Uma Nova Esperança, correspondendo a cerca de 600 anos de sua carreira como mestre Jedi.
Com O Acólito se passando mais perto dos filmes (um século antes de A Ameaça Fantasma), as expectativas de ver Yoda na série eram altas. Porém, uma única frase no episódio 4 deixou claro que isso não vai acontecer.
Durante uma discussão entre Vernestra Rwoh e vários Jedi sobre os próximos passos para encontrar Mae e seu mestre misterioso, a ideia de levar o assunto ao Conselho Jedi é rapidamente descartada.
O Conselho Jedi não pode se envolver com esse problema específico, para evitar que se transforme em uma questão política maior para o Senado Galáctico. Esse detalhe não apenas revela a burocracia dos Jedi e do Senado nesse ponto da história de Star Wars, mas também fecha a porta para uma aparição de Yoda.
Apesar do mestre jedi estar ativo nessa linha do tempo de Star Wars, se ele está servindo no Conselho e o Conselho está fora dos limites, significa que não veremos Yoda na série.
A showrunner de O Acólito, Leslye Headland, confirmou em entrevista à ComicBook.com: “Estamos trazendo personagens da Alta República e do Universo Expandido, e é só isso”, disse ela. “Não, não haverá [uma aparição de Yoda]”.
Vernestra Rwoh será o único Jedi verde que veremos na série, deixando claro que qualquer esperança de um cameo de Yoda foi desfeita.
Enquanto alguns fãs ainda especulam sobre a possibilidade de Headland estar escondendo um grande segredo, a frase do episódio 4 parece confirmar que nenhum membro do Conselho Jedi desse período aparecerá na série.
Por outro lado, a ausência total de Yoda em O Acólito ajuda a manter a continuidade com A Ameaça Fantasma. Se nenhum Jedi nesta série informar Yoda sobre a existência de um guerreiro com sabre de luz vermelho ou possíveis implicações Sith, faz sentido que Yoda não tenha conhecimento disso um século depois.
Em A Ameaça Fantasma, Qui-Gon Jinn foi direto a Yoda e ao Conselho após a descoberta de Darth Maul e Anakin Skywalker.
FONTE: Inverse
Seja o primeiro a comentar