Com boa parte do planeta confinada em casa para combater a pandemia do coronavírus, surgiu uma preocupação de que isso pudesse sobrecarregar os servidores responsáveis pela internet. O YouTube, principal site de vídeos do planeta, resolveu adotar uma medida.
De acordo com o site Bloomberg, a partir desta terça-feira (24), o YouTube começou a reduzir a qualidade de seus vídeos por todo o planeta em uma tentativa de aliviar o tráfego da internet durante a pandemia.
O site afirmou que nos próximos dias, os vídeos começarão a rodar na qualidade padrão. Os usuários ainda poderão mudar para o HD se quiserem, mas terão de fazer isso por conta própria.
O YouTube também afirmou que o tráfego de vídeos costuma aumentar durante o início da noite, horário em que as pessoas já estão em casa após retornarem do trabalho, mas desde o início da pandemia, notou um aumento considerável durante o dia.
“Continuamos a trabalhar próximos de governos e provedores de internet pelo mundo para minimizar os estresses causados no sistema durante essa situação sem precedentes”, afirmou o Google, que é dono do YouTube.
Diversos serviços de streaming também já adotaram a mesma medida para diminuir os impactos da pandemia na internet, como a Netflix, o Globoplay e o serviço de aluguel de filmes Looke.
Seja o primeiro a comentar