Quem é fã de Bleach sabe bem o que é uma zanpakuto. Afinal de contas, elas se tratam das principais armas carregadas pelos shinigami do mangá criado por Tite Kubo. É com elas que os ceifadores de alma conseguem enfrentar e purificar as almas dos Hollows. Inúmeras versões, cada uma com suas características, já foram abordadas na franquia.
Se você sempre quis compreender melhor o que são as zanpakuto de Bleach, confira abaixo um guia a respeito delas.
Visão geral
Como dito na introdução, as zanpakuto são a principal arma usada pelos shinigami para enfrentar os Hollow. Cada um carrega sua própria, que também é única, já que ela é um reflexo do poder e da alma de cada shinigami. Em seu estado comum, elas se assemelham bastante com as espadas japonesas, as katana.
As zanpakuto dos shinigami de patentes mais baixas são chamadas de Asauchi, não possuem nomes e são genéricas. Já as que são carregadas por shinigamis de patente alta, como capitães e tenentes da Soul Society, possuem nomes e visual próprios.
[irp posts=”94303″ name=”Quincy: saiba tudo sobre essa linhagem de seres humanos de Bleach”]
Esses nomes se tratam do nome do espírito que vive e dá seus poderes para arma, além de emprestar sua força para o portador. Eles possuem uma aparência própria e sua própria personalidade, que se assemelha com a do seu “dono.”
Uma vez que o shinigami consegue aprender o nome de sua zanpakuto, eles podem se comunicar e crescer juntos. Essa ligação é tão forte que a arma nasce e morre com seu portador.
A única exceção a essa regra é o caso da zanpakuto Shinken Hakkyoken, que é repassada de geração para geração do Clã Ise.
Formas das zanpakuto
Conforme dito acima, normalmente as zanpakuto se parecem com as espadas japonesas em sua forma normal. No entanto, o costume não se aplica a todas elas. Por exemplo, algumas assumem a forma de Wakizashi (espada mais curta), Nodachi (espada mais longa) ou Tanto (espada semelhante a uma faca ou adaga).
Também é possível disfarçar as zanpakuto como objetos. Esse é o caso de personagens como Kisuke Urahara e Genryusai Shigekuni Yamamoto, que escondem as suas em bengalas.
Dependendo da maneira que o shinigami consegue se comunicar e controlar o espírito dentro de sua zanpakuto, a arma pode evoluir para outras duas formas além da normal, chamadas de Shikai e Bankai.
A Shikai é a primeira evolução da arma. Para usá-la, o shinigami precisa aprender o nome de sua zanpakuto e a se comunicar com seu espírito em seu mundo. Uma vez que é despertada, a partir de uma espécie de canto (seja apenas um verbo imperativo ou até um pequeno poema), ela pode mudar seu formato e ganhar novos poderes.
Ter o controle da Shikai é fundamental para que os shinigami consigam melhorar suas patentes. Para conseguir se tornar, ao menos, tenente, é preciso despertar essa evolução.
Já a Bankai é a segunda e última evolução de uma zanpakuto. Para despertá-la, o portador precisa aprender a materializar e subjulgar o espírito de sua zanpakuto, além de conseguir invocá-la no mundo físico. Esse processo poder levar até 10 anos ou mais e requer bastante experiência.
Acredita-se que o poder de uma Bankai é de cinco a dez vezes mais forte que o de uma Shikai. Por conta disso, o shinigami não precisa mais usar aquele canto para despertar a forma anterior, apesar de muitos ainda manterem o costume.
Por ser a forma final da evolução de uma zanpakuto e exigir anos de treinamento, apenas os shinigami mais fortes conseguem despertá-la. Tanto que ela é uma exigência para aqueles que querem se tornar capitães da Gotei 13.
[irp posts=”93347″ name=”Gotei 13: saiba tudo sobre o grupo militar de Bleach”]
Tipos de zanpakuto
Entre os fãs de Bleach, existe um consenso de Bleach abordou três tipos diferentes de zanpakuto. São eles: corpo a corpo, kido e elemental.
Kido possui alguns subgrupos, enquanto que o elemental, apesar de não deixar de fazer parte da Kido, é tão grande e diverso que se tornou um grupo próprio.
Corpo a Corpo: são as zanpakuto designadas, primariamente, para confrontos físicos.
Exemplos:
- Zangetsu, de Ichigo Kurosaki
- Nozarashi, de Kenpachi Zaraki
- Hozukimaru, de Ikkaku Madarame
- Zabimaru, de Renji Abarai
Kido: são as zanpakuto voltadas para alguma habilidade especial ao invés de combate físico.
Exemplos:
- Benihime, de Kisuke Urahara
- Suzumushi, de Kaname Tosen
- Katen Kyokotsu, de Shunsui Kyoraku
- Wabisuke, de Izuru Kira
Subtipos dentro do grupo Kido
- Disparos de pequenos projéteis: Tsunzakigarasu, de Jirobo Ikkanzaka
- Administração de veneno nos oponentes: Ashisogi Jizo, de Mayuri Kurotsuchi
- Criação de ilusões: Kyoka Suigetsu, de Sosuke Aizen
- Criação de seres vivos: Tenken, de Sajin Komamura
Elemental: as zanpakuto que envolvem algum tipo de elemento da natureza.
Exemplos:
- Manipulação de fogo: Ryujin Jakka, de Shigekuni Genryusai Yamamoto
- Manipulação e gelo: Hyorinmaru, de Toshiro Hitsugaya
- Manipulação da terra: Tsuchinamazu, de Zennosuke Kurumadani
- Manipulação do vento: Tachizake, de Kensei Muguruma
- Manipulação da água: Nejibana, de Kaien Shiba
- Manipulação de eletricidade: Gonryomaru, de Chojiro Sasakibe
- Manipulação da escuridão: Ichimonji, de Ichibe Hyosube
Também existem alguns tipos de zanpakuto que não possuem um tipo bem definido, como é o caso de Senbonzakura, de Byakuya Kuchiki; Suzumebachi, de Soi Fong; Haineko, de Rangiku Matsumoto; e Engetsu, de Isshin Kurosaki.
Seja o primeiro a comentar