Zoe Saldaña pede desculpas aos mexicanos no Oscar após polêmica em Emilia Pérez

William Prado

Zoe Saldaña pede desculpas aos mexicanos no Oscar após polêmica em Emilia Pérez

Após receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel no filme Emilia Pérez, Zoe Saldaña se pronunciou sobre a controvérsia gerada pela forma como a produção retratou o México.

A atriz respondeu a críticas de mexicanos que se sentiram ofendidos pela maneira com que o país foi representado, conforme informado por um jornalista durante a cerimônia.

Em primeiro lugar, peço desculpas de coração por muitos mexicanos terem se sentido ofendidos. Isso nunca foi nossa intenção”, declarou Saldaña, visivelmente sensibilizada com as reações.

Ela destacou que o filme, apesar de ter se passado no México, não se centrava nesse aspecto específico.

“Fizemos um filme sobre amizade, sobre quatro mulheres”, afirmou a atriz, reforçando que o filme buscava representar algo universal, além da nacionalidade das personagens.

Zoe também afirmou que a narrativa poderia ter sido ambientada em qualquer parte do mundo.

Essas mulheres poderiam ser russas, dominicanas, negras de Detroit, poderiam ser de Israel ou Gaza. Elas são mulheres universais, que lutam contra a opressão sistêmica e buscam encontrar suas vozes autênticas

A atriz revelou ainda estar aberta ao diálogo, dizendo que “estou sempre disposta a me sentar com meus irmãos e irmãs mexicanos, com amor e respeito, para uma boa conversa sobre como ‘Emilia Pérez’ poderia ter sido feito de maneira melhor”.

Saldaña também fez questão de reafirmar seu apoio à produção, apesar das críticas.

Durante seu discurso de aceitação, a atriz também celebrou sua herança como filha de imigrantes.

“Minha avó chegou a este país em 1961. Sou uma filha orgulhosa de pais imigrantes”, disse ela, dedicando a conquista à sua avó e ressaltando a importância de sua trajetória como primeira americana de origem dominicana a receber um Oscar.

Zoe Saldaña encerrou sua fala lembrando que, caso sua avó estivesse presente, ela ficaria emocionada, pois a premiação também foi uma homenagem a ela.

Embora o filme tenha sido duramente criticado, especialmente pela comunidade mexicana e queer durante a temporada de prêmios, Emilia Pérez teve 13 indicações ao Oscar, destacando-se como uma das produções mais cotadas.

No entanto, o longa não levou os prêmios nas 11 categorias em que foi indicado, estabelecendo um recorde de maiores derrotas na história da premiação, igualando-se a filmes como A Cor Púrpura e Ataque dos Cães.

Por outro lado, Anora foi a grande vencedora da noite, conquistando cinco estatuetas, incluindo Melhor Filme, e se destacando entre as produções indicadas.

FONTE: Variety

VEJA MAIS Emilia Pérez Oscar Zoe Saldana
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA