Disney tentou comprar franquia 007 depois de Star Wars, revela CEO

Andre Luiz

Nas últimas décadas, a Disney se tornou uma gigante do entretenimento ao comprar marcas poderosas. Agora, o ex-presidente da empresa, Bob Iger, revelou que o estúdio chegou a tentar adquirir os direitos de James Bond, o icônico 007.

A informação veio em uma entrevista ao Financial Times e, para boa parte dos fãs, o fracasso da negociação foi uma boa notícia.

A Disney e sua lista de compras

Ao longo dos anos 2000, a Disney protagonizou uma verdadeira onda de aquisições. Primeiro veio a Pixar, depois a Marvel, em seguida a Lucasfilm, dona de Star Wars e Indiana Jones, e por fim a 20th Century Fox. Esta última trouxe consigo os direitos dos X-Men no cinema, além de franquias como Planeta dos Macacos, Alien e Predador.

Segundo Iger, James Bond também estava na mira do estúdio. O executivo contou que mantinha uma lista de marcas desejadas e pretendia simplesmente comprar todas elas:

Nós tínhamos uma lista, e eu pensei: vamos apenas riscar cada um deles e comprar todos.

Por que o negócio não saiu

Dentre todos os itens da lista, apenas o 007 escapou do cartão da Disney. O motivo é que o controle criativo da franquia nunca esteve nas mãos de um único estúdio. Ele pertencia a Barbara Broccoli e Michael G. Wilson, da produtora Eon Productions, que comandavam Bond justamente em sua fase mais lucrativa nos cinemas.

Daniel Craig como James Bond
Reprodução/Amazon MGM Studios

Curiosamente, o dinheiro não seria um problema para a Disney. A empresa pagou cerca de 7,4 bilhões de dólares pela Pixar e 4 bilhões por cada uma das compras de Marvel e Lucasfilm. O valor estimado para adquirir a fatia criativa de Bond, mais tarde, girou em torno de um bilhão de dólares, quantia perfeitamente viável para o gigante do entretenimento.

Vale lembrar que, mais tarde, a franquia acabou mesmo sendo vendida. A Amazon assumiu o controle criativo e já se movimenta para reiniciar a saga, com nomes de peso como o diretor Denis Villeneuve e os produtores Amy Pascal e David Heyman.

Quem viverá o novo agente, no entanto, ainda é um mistério, assim como ocorre na busca por um sucessor de Daniel Craig.

Por que os fãs comemoram

O fato de a compra não ter acontecido foi positivo. Segundo a publicação, basta olhar como a Disney tratou suas outras marcas para imaginar o destino de Bond.

Depois de adquirir a Lucasfilm, por exemplo, o estúdio passou a lançar filmes de Star Wars em ritmo acelerado, o que, para muitos, saturou a franquia. O mesmo poderia ter acontecido com o 007.

A nova trilogia de Star Wars divide opiniões – Reprodução/Lucasfilm/Disney

A Disney provavelmente transformaria Bond em uma máquina de spin-offs, séries e até atrações em parques temáticos, fazendo o público perder o interesse. Não é difícil imaginar derivações como uma série focada em Felix Leiter, um programa sobre a rotina de Moneypenny e até uma franquia sobre um jovem James Bond rodando em paralelo.

A despedida emocionante de Daniel Craig, repercutida na época de 007: Sem Tempo Para Morrer, mostra como a franquia ainda guarda seu charme clássico. Agora, todos os olhos se voltam para o que a Amazon fará com a lenda.

E você, acha que a Disney estragaria o 007? Conte nos comentários!

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA