Dados da Circana mostram que o console da Microsoft registrou seu pior maio de vendas de hardware já contabilizado. O PlayStation também sofreu, enquanto o Switch 2 liderou o mercado.
O mês de maio não foi nada generoso com os dois gigantes dos consoles. Segundo os dados mais recentes de vendas de videogames nos Estados Unidos, o Xbox registrou o pior maio de sua história em vendas de hardware. As informações foram divulgadas pelo analista Mat Piscatella, da consultoria Circana, referência no acompanhamento do mercado norte-americano. O motivo do tombo, em grande parte, está ligado aos recentes aumentos de preço.
A queda não atingiu apenas a Microsoft. O PlayStation também amargou seu pior maio em mais de duas décadas. No topo, em contrapartida, ficou o Nintendo Switch 2, que segue dominando o mercado com folga.
Os números de maio de 2026
De acordo com a Circana, o Switch 2 foi o hardware mais vendido tanto no mês quanto no acumulado de 2026, em unidades e em faturamento. O PlayStation 5 ficou em segundo lugar, enquanto o Xbox Series apareceu em terceiro, em uma posição bem distante dos concorrentes. Para o Xbox, as vendas em unidades foram as mais baixas já registradas para um mês de maio desde a estreia da marca, em 2001.
O PlayStation, por sua vez, viveu seu pior maio desde o ano 2000, época em que a Sony ainda comercializava o PlayStation original. Os recuos são expressivos: a Sony viu suas vendas em unidades despencarem 58% na comparação anual, enquanto o faturamento caiu 43%. Já o Xbox teve queda de 12% em unidades.
Quando vender menos pode render mais
Curiosamente, há uma nuance importante nesses números. Mesmo vendendo menos consoles, o Xbox conseguiu aumentar seu faturamento em 7% no comparativo anual. Isso acontece porque o preço médio pago por unidade subiu bastante, fazendo a receita crescer apesar da queda nas vendas. O próprio Piscatella resumiu a situação de forma direta.
O Xbox também registrou suas menores vendas de unidades em um mês de maio. Então, acho que podemos chamar os resultados de, digamos, mistos. Eles estão em um distante terceiro lugar, mas obtêm mais receita por unidade vendida.
O dado reforça uma tendência preocupante para o setor. O preço médio de um novo hardware de videogame nos EUA chegou a 502 dólares em maio, uma alta de 14% em relação ao ano anterior. No caso do PS5, o valor médio subiu 33%, enquanto o do Xbox Series avançou 22%.
A culpa é dos aumentos de preço
A explicação para a queda nas vendas é praticamente consensual: os reajustes de preço. Esses aumentos são causados pela escassez e pela alta nos custos de armazenamento e memória, componentes essenciais dos consoles. Recentemente, a Microsoft anunciou um novo aumento para a linha Xbox, válido a partir de 1º de agosto, elevando o preço de cada modelo em 100 dólares ou mais.
O pior é que a situação pode não parar por aí. A própria empresa projeta que os preços de armazenamento e memória voltem a dobrar até o fim de 2027, o que pode pressionar ainda mais o valor dos consoles. Esse cenário desafiador atinge toda a indústria, embora o Xbox, com sua forte presença europeia, já tenha mostrado bom desempenho em alguns mercados no passado recente.
O Switch 2 surfa na crise alheia
Enquanto Sony e Microsoft enfrentam dificuldades, a Nintendo colhe os frutos de um lançamento bem-sucedido. O Switch 2 já alcançou 5,9 milhões de unidades vendidas nos EUA em seu primeiro ano, tornando-se o segundo hardware de games de venda mais rápida na história do país. A vantagem do console ajudou, inclusive, a manter o mercado em alta, mesmo com a queda dos rivais. O sucesso do novo console da Nintendo contrasta com o momento dos concorrentes.
Apesar dos recordes negativos de Sony e Microsoft, o setor como um todo cresceu. O gasto total com games nos EUA atingiu 4,2 bilhões de dólares em maio, alta de 3% na comparação anual. Ou seja, o público segue gastando, mas a alta dos preços tem afastado parte dos consumidores da compra de novos consoles. O equilíbrio entre faturamento e volume de vendas será o grande desafio das fabricantes nos próximos meses.
Resta saber como o mercado vai reagir aos próximos reajustes. Com a chegada de grandes lançamentos, como “GTA 6” em novembro, as fabricantes torcem por uma retomada. Até lá, porém, o cenário segue desafiador para Sony e Microsoft.
E você, o que acha desse momento difícil para Xbox e PlayStation? Conta pra gente nos comentários!




Seja o primeiro a comentar